Pular para o conteúdo principal

NotablePress: Começa uma ideia

Quando se coloca uma ideia na cabeça, não há escapatória. Ainda mais quando a ideia é copiar a ideia dos outros.
Quando eu criei este novo henriquepicanco.com (Em outros tempos, esse blog existiu. Claro, muito diferente do que é hoje), eu não imaginava que eu conseguiria ter um blog tão bonito usando o Blogger. Sejamos francos: Em pleno 2018, ninguém tem o Blogger como referência de blog profissional, bonito visual ou de escolha principal para começar um blog ~sério~. Isso mudou um pouco.

Ao procurar pelo template que seria usado aqui no blog, acabei encontrando este que você está vendo neste momento. Ele se chama "Notable". É um belo template. Tem um visual levemente baseado no Material Design, padrão estético que o Google usa em seus produtos. Acabou que este serviu muito bem neste template.

Apesar disso, do visual para o leitor está muito melhor, o visual para quem escreve ainda é muito retrógrado - e dificilmente isso mudará. O principal problema do Blogger, para mim, pelo menos, é o fato de o editor de publicações ser limitado. Estou há anos interagindo com o WordPress, e vendo a plataforma de blogs se tornar algo mais. Porém, é estranho perceber que num mundo onde não há só Blogger ou WordPress, o Blogger não busca mudar quase nada para atrair mais público. Mas enfim, não é este o motivo deste artigo, mas é uma ótima ideia para um próximo texto.

Vendo este template bonito, também cheguei a conclusão de que eu DEVERIA usá-lo para a criação do meu blog sobre animes e mangás. Numa outra hora, eu também deverei escrever sobre ele. Mas eu sabia que ele não deveria vir pelo Blogger.

Vejam: Eu estou usando o Blogger neste momento, mas não por "escolha", mas por "necessidade". A hospedagem gratuita do blog, com um domínio próprio, é algo que eu gosto muito. Porém, se eu tivesse a oportunidade de fazer isso - hospedagem gratuita de um blog com domínio .com - no WordPress.com, eu não estaria aqui, neste momento.

Mas enfim. Questão de gostos.

No final, cheguei a conclusão que eu preciso usar esse template. Só que no WordPress. Daí surgiu-me a ideia de fazer uma "clonagem" do template, para ser usado no WordPress. Eu poderia apenas pegar o template e sair fazendo alterações para que ele se torne compatível. Porém, isso é possível para quem é desenvolvedor há tempos, coisa que eu não sou.

A ideia de fazê-lo é de sopetão, ainda não tenho nem uma linha de código que seja realmente utilizável. Porém, há a vontade de fazê-lo, e assim o farei. Buscarei manter um diário ocasional atualizado sobre a confecção deste tema.

Desejem-me sorte!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-vindo seja, ao meu espaço pessoal

Um simples post de apresentação, como manda o figurino.

NotablePress - Dia 1: O plano está dando certo, mas não como foi idealizado

Tudo o que eu precisava fazer é ter um tema visualmente parecido, não precisaria fazê-lo EXATAMENTE como o Blogger o dispõe. Depois de perceber o meu erro de interpretação do problema, as coisas começaram a entrar num fluxo corrente de resultados positivos.